Lombo com mel e laranja e farofa de jiló


Os dias tem passado bem rápido e já começo a avistar o fim de ano, meu filho já está com seis meses e seus primeiros dentinhos já começam a dar o ar da graça, só posso agradecer por tantas coisas boas que estão vindo por ai. Para agradar o paladar esse lombo com gostinho de mel e uma farofinha que agradou muito minha irmã que é fã de jiló.



Ingredientes:

Lombo:
1 kg de lombo de porco
1 cebola roxa média em lascas
2 dentes de alho espremidos
2 colheres de sopa de mel
Suco de 2 laranjas
3 colheres de sopa de molho de soja
Sal a gosto

Farofa:
250 gramas de farinha de mandioca
3 jilós com a casca
1 cebola média picadinha
2 dentes de alho amassadinhos
Cheiro  verde, sal e pimenta do reino a gosto

Modo de Preparar:

Lombo: Tempere o lombo com o mel, o suco de laranja, o molho de soja, os dentes de alho e o sal a gosto. Deixe marinando na geladeira de um dia para o outro ou no mínimo por duas horas. Em uma panela aqueça um pouco de óleo e leve o lombo para dourar por todos os lados, acrescente a cebola e vá pingando água fervente até que a carne esteja cozida.

Para a farofa pique o jiló e leve para aferventar por uns três minutos e reserve. Aqueça duas colheres de sopa de azeite e frite o alho e a cebola, acrescente o jiló e frite também temperando com sal e pimenta do reino. Adicione a farinha e finalize com o cheiro verde picadinho.


6 comentários:

  1. Bom dia Marta,
    Agora nascem os dentes, depois a fala, os passos..., as conquistas não param mais.
    A carne de porco é muito saborosa, esta refeição certamente encantou todos que a saborearam, pois era deliciosa.
    Beijo,
    Vânia

    ResponderExcluir
  2. Marta, que prato lindo! O lombo está perfeito, e esta farofa me chamou muito a atenção... adorei! Aqui em casa a gente gosta de jiló, principalmente fritinho. Mas a farofa, acho que vai fazer muito sucesso! Um beijinho para o seu principezinho e um especial para você!
    Fabiola

    ResponderExcluir
  3. Mel e laranja são ingredientes que combinam muito bem com lombo! Ficou com um aspecto delicioso :)

    Beijinhos*

    ResponderExcluir
  4. Marta querida,
    minha barriga até roncou, que delícia de prato, amo tudo isso...hummmm!
    E o seu bebê como está? Imagino que a cada dia mais lindo e encantador!

    Bjs

    ResponderExcluir
  5. OI MINHA QUERIDA AMIGA,olha temos que nos ver sim....ir embora ai !
    então me ligue pois perdi meu celular com todos os numeros enfim , me ligue.
    RAFINHA esta fofo demais....saudade obrigada pelo carinho me ligue.
    tenha uma semana abençoada.
    beijocas,fique em paz.

    ResponderExcluir

 
Personalização por HR Personalização de Blogs