Creme de mexilhões com arroz selvagem


Apesar de gostar muito de frutos do mar, nunca tinha preparado mexilhões. Sempre via nas peixarias e supermercados tanto frescos como congelados e é algo muito consumido por aqui, inclusive nos famosos bares de Tapas (petiscos espanhóis). Como tinha uma receita de creme de mexilhões com arroz selvagem que era outra coisa que tinha vontade de fazer, resolvi comprar e preparar o creme que ficou delicioso e com um aspecto super bonito. E é claro que os mexilhões entraram na minha lista de produtos que quero consumir mais.



Ingredientes:

Serve 6 pessoas

2 kilos de mexilhões (pode usar a carne congelada)
1 maço de salsinha
1 dente de alho inteiro
1 cebola picadinha
200 ml de vinho branco ou brandy
1 colher de sopa de farinha de trigo
100 ml de creme de leite
100 ml de caldo de peixe
açafrão, sal e pimenta do reino a gosto
3 xícaras de arroz selvagem
manteiga
salsinha picadinha
1 colher de sopa de azeite

Modo de Preparar:

Lave e retire as barbas do mexilhão. Colóque-os numa panela junto com o maço de salsinha, o dente de alho inteiro e a metade do vinho branco. Tampe e deixe cozinhar por cinco minutos ou até que os mexilhões se abram. Deixe esfriar e retire a carne.


Coe o caldo do cozimento e reserve. Em outra panela refogue a cebola com um pouco de azeite e acrescente o restante do vinho, deixe evaporar o álcool e por e acrescente a farinha. Refoque por mais alguns minutos e então coloque o caldo de peixe, o caldo do cozimento reservado, o creme de leite e o açafrão. Tempere com sal e pimenta a gosto e deixe ferver por cinco minutos mexendo sempre. Acrescente os mexilhões e deixe refogar mais um pouco.

Arroz: Preparar como um arroz tradicional. Com ele ainda quente misture um pouco de manteiga e salpique salsinha. 





0 comentários:

Postar um comentário

 
Personalização por HR Personalização de Blogs